A Polícia Federal (PF) intensificará o policiamento em diversas cidades de Pernambuco a partir de quinta-feira (3), visando garantir a segurança e a integridade do processo eleitoral. Mais de 200 agentes, entre equipes ostensivas e de inteligência, estarão nas ruas para monitorar o andamento das eleições municipais e coibir práticas ilegais, como a compra de votos.
O delegado Márcio Tenório, em entrevista à TV Globo, destacou que desde o início de 2024, a PF vem realizando um mapeamento das áreas do estado que precisam de atenção especial, identificando os chamados "pontos quentes". Esses locais são caracterizados por um histórico de conflitos e potenciais crimes eleitorais. “O compilamento dos relatórios nos mostrou alguns ‘pontos quentes’ que demandam um pouco mais de atenção, especialmente por situações pontuais que ocorreram, seja de violência ou de uma compra mais incisiva de votos”, afirmou Tenório.
Entre as cidades que receberão o reforço da PF estão:
Nas eleições municipais de 2020, 139 policiais federais foram mobilizados em 14 bases no estado. Neste ano, mais de 200 agentes serão distribuídos em 23 cidades, ampliando a presença da PF em áreas estratégicas. Além das equipes ostensivas, também haverá unidades de inteligência descaracterizadas para acompanhar o cotidiano desses municípios.
A PF também utilizará drones de monitoramento para identificar situações que requeiram atenção, e um esforço adicional será feito no combate a notícias falsas. "Foi montada uma unidade específica que vai trabalhar essas denúncias de fake news com a intenção de dar a resposta no prazo mais rápido possível, evitando assim o desequilíbrio na eleição", explicou o delegado.