Candidatos aguardam ansiosos a correção de mais de 180 questões aplicadas em duas etapas; exame é porta de entrada para a universidade no Brasil e em instituições portuguesas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será divulgado até o próximo dia 20 de novembro. O resultado final dos candidatos, no entanto, só será conhecido em 13 de janeiro de 2025. Nesta edição, mais de 4,3 milhões de estudantes participaram da prova, que é considerada a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil.
Aplicado em dois domingos consecutivos, o Enem de 2024 apresentou sua primeira etapa em 3 de novembro, com 90 questões de linguagens, ciências humanas e uma redação. No segundo domingo (10), os candidatos enfrentaram questões de matemática e ciências da natureza. Muitos participantes avaliaram a segunda etapa como mais desafiadora, devido ao nível das questões de exatas e biológicas.
O Enem também segue ampliando sua função como meio de ingresso em universidades estrangeiras. O exame permite que estudantes brasileiros usem suas notas para processos seletivos em diversas instituições de ensino superior em Portugal, por meio de acordos que facilitam o acesso.
Além de ser critério para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Enem é utilizado por diversas instituições públicas e privadas como requisito único ou complementar. Os resultados podem ainda ser usados para financiamento estudantil pelo Fies, tornando-se uma ferramenta crucial para jovens de todo o país que buscam oportunidades de ascensão acadêmica e profissional.