Atendimento presencial será suspenso em 15 e 20 de novembro; transações digitais seguem ativas
Os bancos em todo o país terão mudanças no atendimento devido aos feriados nacionais e à realização da 19ª reunião de cúpula do G20. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento presencial nas agências em dois dias específicos: sexta-feira, 15 de novembro, em comemoração à Proclamação da República, e quarta-feira, 20 de novembro, quando o Brasil celebra pela primeira vez o Dia da Consciência Negra em caráter nacional.
Além dos feriados, o encontro do G20, que ocorre no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro, motivou a prefeitura da cidade a decretar feriado municipal, impactando o funcionamento das agências bancárias na capital fluminense. No restante do país, as agências estarão abertas nos dias 18 e 19, exceto em localidades onde houver decretos específicos.
As transações via Pix continuarão funcionando ininterruptamente durante o período, e compensações de TED e outros serviços bancários serão efetivadas no próximo dia útil após o feriado. A Febraban lembra que, para garantir o pagamento de contas com vencimento nos feriados, é possível antecipar o pagamento ou agendar nos canais digitais e caixas eletrônicos, onde transferências, pagamentos de contas e outros serviços estarão disponíveis.