Governadora Raquel Lyra destaca ampliação histórica do efetivo e reforço nas condições de trabalho do Corpo de Bombeiros.
Na manhã desta terça-feira (19), o Governo de Pernambuco deu início à formação de 335 novos bombeiros militares aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE). A aula inaugural, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, marcou o início do treinamento de 35 alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e 300 do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP). A previsão é de que os oficiais concluam o curso em junho de 2025, enquanto os praças finalizarão a formação em sete meses.
Durante a solenidade, a governadora Raquel Lyra ressaltou os esforços do programa Juntos pela Segurança para fortalecer as forças de segurança pública do estado. “Estamos recompletando nossas forças operacionais e garantindo que os servidores tenham melhores condições de trabalho. Este é o maior investimento da história no Corpo de Bombeiros de Pernambuco, tanto em pessoal quanto em equipamentos, para que os bombeiros possam exercer suas atividades com excelência”, afirmou. A vice-governadora Priscila Krause também acompanhou o evento.
Os novos bombeiros fazem parte de um amplo plano de expansão das forças de segurança do estado, que inclui a contratação de 7.013 profissionais. Além dos 660 bombeiros, dos quais 335 iniciaram a formação, 5.250 irão para a Polícia Militar, 890 para a Polícia Civil e 213 para a Polícia Científica. Na próxima semana, será iniciado o curso de formação de 160 policiais militares, reforçando ainda mais o efetivo de segurança pública em Pernambuco.
Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o início da formação dos bombeiros é um marco importante. “Este aumento de efetivo é aguardado pela sociedade e representa um momento de grande realização para os novos alunos, suas famílias e, sobretudo, para a população de Pernambuco, que em breve contará com 335 novos bombeiros atuando em suas comunidades”, destacou.
Os cursos de formação abordarão uma série de habilidades fundamentais para a atuação no Corpo de Bombeiros, como combate a incêndios, salvamentos, atendimento pré-hospitalar e atividades técnicas. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli, destacou que o reforço é essencial para enfrentar o déficit de efetivo e projetar o crescimento da corporação nos próximos anos.
O aluno do Curso de Formação de Oficiais, Felipe Távora Rocha, de 28 anos, expressou a emoção de integrar o grupo. “É um sonho que está se concretizando. Cada um aqui sabe o que foi necessário abdicar para chegar até este momento, entre noites de estudo e treinos intensos. Estamos prontos para honrar essa missão tão nobre”, afirmou.
A cerimônia também contou com a presença dos secretários Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar) e Ana Maraíza (Administração), além do comandante da Polícia Militar de Pernambuco, Coronel Ivanildo Torres.