Criminosos utilizam mensagens falsas via SMS e WhatsApp para aplicar fraudes; órgão reforça que notificações são enviadas exclusivamente por meios oficiais.
O Departamento Estadual de Trânsito em Pernambuco (Detran-PE) emitiu um alerta nesta sexta-feira (22) sobre um golpe que tem enganado motoristas. Criminosos estão enviando mensagens falsas por SMS e WhatsApp, simulando notificações de suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com o Detran-PE, o objetivo dos golpistas é induzir o condutor a clicar em um link presente na mensagem, levando-o a fornecer dados pessoais ou realizar pagamentos fraudulentos. O órgão enfatiza que não utiliza SMS, WhatsApp ou e-mails para informar sobre abertura de processos administrativos, aplicação de multas ou penalidades como suspensão ou cassação de CNH.
O Detran-PE esclarece que:
Motoristas devem desconfiar de mensagens que solicitam o acesso a links ou pagamentos. A recomendação do Detran-PE é consultar informações sobre penalidades e débitos diretamente no site oficial do órgão ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).